Pular para o conteúdo principal

Copa do Brasil no Prime Video terá Tiago Leifert, Casimiro e Luva de Pedreiro


O exemplo da semana de como o mercado é cada vez mais dinâmico vem da Amazon Prime. O canal de streaming que possui os direitos parciais de transmissão da Copa do Brasil deste ano aposta em nomes da internet para suas transmissões:


Tiago Leifert (8,2 milhões no Instagram, 1,1 milhões no TikTok), ex-Globo foi anunciado como um dos narradores, que terá os comentários de Casimiro (2,2 milhões no YouTube e 2,2 milhões na Twitch). Se o primeiro é um nome conhecido do grande público, o segundo é um fenômeno recente da internet, popular por fazer vídeos reagindo a outros vídeos (sim, esse é job).

Mas nada se comparado ao então “garoto propaganda” do streaming, o jovem Iran Ferreira, ou Luva de Pedreiro, que acumula 12,5 milhões de seguidores no Instagram, 14, 5 milhões no TikTok, já apareceu no programa do Hulk e conheceu Neymar. Há menos de quatro meses ninguém sabia de sua existência. Em março estava se aproximando de 100 mil seguidores.


Tem dois pontos importante nessa história toda:

  • As transmissões de futebol eram um mercado estagnado há muito tempo e sabemos que a Amazon não é a primeira empresa a investir no segmento. Mas ela é um dos principais players a apostar em um programa de entretenimento com… personalidades de entretenimento. Em maio de 2021 comentei sobre o prenúncio desses movimentos que hoje já se tornam realidade (link do texto). Hoje já temos humoristas comentando jogos em TV aberta, TikTok com direitos autorais de campeonatos e apostando, além de transmissões de jogos no conceito de programas de segunda tela e uma grande revolução por vir, não apenas no futebol mas no esporte como um todo. Toda essa transformação até então se deu pela internet, e a Amazon aposta nos personagens que surgem da própria internet para direcionar seu posicionamento.

  • O segundo ponto é que é a Amazon. Uma das maiores empresas do mundo. Por incrível que pareça, ainda é muito comum confundir internet como entretenimento e não como coisa séria. O movimento da Amazon, apesar de simples, é um sinal claro de que estamos passando por uma grande transformação que está só começando. A gente não sabe o caminho que ela vai tomar, que vai estar nela ou as consequências, mas a gente sabe onde ela está acontecendo.

Dá para tirar uns insights interessantes né? O time de futebol da sua cidade ou bairro está atento a todas as possibilidades que a internet oferece? Aquele projeto de esporte inclusivo não pode utilizar a internet para aumentar a visibilidade e angariar mais fundos? Aquela página de humor da tua cidade não poderia ser um parceiro de negócios da tua empresa? Aquele influenciador, que nem é influenciador, mas tem 2, 3 mil seguidores não pode conectar seu produto a um novo público? E por fim, o que dizer daquela empresa que ainda está esperando o cliente entrar pela porta…?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metaverso

Como a empresa de Mark Zuckerberg visualiza o nosso futuro No último dia 28 o Facebook comunicou a mudança do nome da empresa, passando de Facebook Company Inc. (proprietária, além do Facebook, do Instagram e WhastApp) para Meta Platforms Inc. Muito foi dito sobre os motivos que levaram a mudança, desde criar uma cortina de fumaça para os escândalos divulgados por Frances Hauges e intitulado Facebook Papers (link: https://www.cnnbrasil.com.br/business/facebook-papers-veja-o-que-os-documentos-vazados-revelam-ate-agora/) até uma clara desassimilação da empresa Facebook com a rede social de mesmo nome, que vem perdendo popularidade a cada dia, especialmente com os mais jovens. Ambos são assuntos que renderiam discussões à parte, mas aqui pretendo focar no conceito de metaverso, que há meses vem sendo difundido massivamente pelo Facebook e que Mark Zuckerberg aposta todas as suas fichas para construir seu novo império. O que é metaverso? Segundo a descrição do site Techtudo , “o metaverso ...

O amor é a flor da pele e eterno!

“Antigamente, se alguém tivesse um segredo que não quisesse partilhar, subiam uma montanha, procuravam uma árvore, abriam um buraco nela e sussurravam o segredo para dentro do buraco. Por fim, cobriam-o de lama e lá deixavam o segredo para sempre” A frase acima é dita por Chow Mo-Wang a seu amigo Ping, no filme Amor à Flor da Pele (2000), do diretor chinês Wong Kar-Wai, em uma das histórias de amor mais bem contadas do cinema, segundo muitos críticos. Kar-Wai consegue em seu filme dedicar ao amor a tradução que talvez mais o represente: a eternidade, ou o popularmente, até que a morte nos separe. Na história, conhecemos sr. Chow e a srta. Li-zhen Chan, os dois se mudam para Hong Kong da década de 60 com seus respectivos cônjuges no mesmo dia, onde ocupam quartos vizinhos de um mesmo edifício. Em comum, além do lugar onde vivem, os dois tem a ausência total dos parceiros, e posteriormente uma descoberta: seus cônjuges estão tendo um caso entre si. A descoberta aproxi...

Divertida Mente (Inside Out) é uma viagem fantástica rumo ao autoconhecimento

O primeiro filme da Pixar, Toy Story, completa 20 anos esse ano. Toy Story foi mais do que o primeiro filme produzido em computação gráfica do cinema, a história de Woody e Buzz Lightyear representou a entrada da Pixar no segmento de animação e uma revolução no modo de fazer desenhos. Em vinte anos foram quinze filmes produzidos. Nenhum deles pode ser considerado um filme ruim, e no mínimo três deles, obras primas. E Inside Out, ou Divertida Mente no título em português, é um deles. A Pixar conseguiu criar um padrão tão alto de qualidade que qualquer filme mediano produzido por eles pode ser considerado um Dreamwor..., digo, um trabalho ruim. O estúdio reúne sete Oscars de melhor animação em nove disputados, sendo que em duas oportunidades disputou na categoria de melhor filme - Up! e Toy Story 3.                 Divertida Mente segue a linha dos filmes citados. É Pixar em sua melhor forma, abusand...