Quando uma empresa conta com uma área de marketing, é quase sempre para ela também que recai toda a responsabilidade com a marca da empresa. Um olhar mais coletivo sobre essa questão pode trazer bons insights e resolver problemas de experiência.
Há até pouco tempo a área de recursos humanos era o setor responsável pela gestão de pessoas dentro de uma empresa. Recaia sobre os ombros do diretor de RH e sua equipe a responsabilidade pelo desenvolvimento dos funcionários, a definição de promoções e demissões, a abertura de novas vagas, o modelo de gestão a ser seguido, o temido índice de turnover, e principalmente, o clima da empresa. Se algum desses fatores não andasse bem, era dever da equipe de RH encontrar soluções adequadas para isso.
Nas últimas décadas um olhar mais atualizado sobre o tema mostrou que, apesar da liderança estratégica e orientadora de Recursos Humanos, a responsabilidade por muitos dos fatores que envolvem pessoas é dos gestores e líderes da empresa. Dificilmente hoje um novo funcionário consegue assumir a frente de uma equipe sem o mínimo conhecimento sobre gestão e desenvolvimento de pessoas. É responsabilidade dele, e não mais do diretor de RH, o bom clima e o desenvolvimento e crescimento profissional da equipe. Inclusive tendo papel essencial nos processos de admissão e demissão. Os gestores e líderes, viraram também, peças chaves do setor de RH.
Uma das maiores atribuições da área de marketing é a responsabilidade pela gestão da marca da empresa (branding). É através do diretor de marketing que a marca é respaldada e defendida, e passa muito por ele e sua equipe a estratégica para torná-la relevante e lembrada no mercado.
Apesar de não haver dúvidas da necessidade da área em manter o devido cuidado sobre ela, há um bom tempo a marca também deixou de ser responsabilidade única da área de marketing ou comunicação. Assim como o departamento de RH se tornou onipresente pelas ações dos gestores e líderes da empresa, assim a marca precisa se estabelecer dentro de uma empresa.
O primeiro lugar onde uma estratégia de branding precisa ser entendida e incorporada é dentro da própria empresa
É importante para o funcionário entender o que é a marca, o que ela quer transmitir, qual seu propósito, com ela quer se comunicar e de que forma. E importante para a empresa como um todo (e não apenas o marketing) respaldar essas ações. O primeiro lugar em que uma estratégia de branding precisa ser entendida e incorporada é dentro da própria empresa, mas assim como era impossível para a área de RH ser responsável pela gestão de todos os funcionários, é impossível para branding, se responsabilizar por esse aculturamento. Semear este discurso de forma clara, simples e orgânica é o caminho para uma empresa mais comprometida com seus ideais e a sua verdadeira.
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