Pular para o conteúdo principal

Aquaman (2018)



A principal diferença entre os atuais filmes da Marvel e DC Comics é bem nítida. Enquanto a primeira insere dramas humanos e um tom de humor a seus longas, o que traz uma fácil empática com o público. A segunda aposta em conflitos internos e em ambientes mais sombrios. Estas são apenas as atuais propostas do jogo, o que não define em nada o sucesso ou fracasso das franquias. Em Aquaman (2018), filme mais recente da DC, o estilo padronizado dos últimos títulos é deixado de lado para uma história mais leve e que propositalmente não se leva muito a sério. O resultado disso é um filme belo plasticamente, mas que sofre com um roteiro de muitas histórias e personagens caricatos e superficiais.





Os primeiros 15 minutos de Aquaman são muito bem construídos. O início de um filme normalmente tem o papel de inserir o espectador na história e datar o ritmo que a história vai tomar. Infelizmente esse prólogo é o que dê melhor Aquaman oferece. A introdução à origem do personagem e o arco dramático inicial são muito bem feitos e a primeira cena de ação é de encher os olhos. Aqui vale o primeiro destaque do filme, que se torna seu principal combustível: a ótima direção de James Wan para com a ação. Por ser filmado embaixo d’agua o diretor sabiamente utiliza de movimentos de câmera que não dependem da força da gravidade para inserir vida as disputas. Porém isso não se torna conciso, pois o diretor vai de momentos muito bem construídos, como os belos planos sequencias filmados na Sicília, a fraquíssimos combates – agravados por uma montagem defeituosa – como o primeiro duelo entre Arthur Curry (Jason Momoa) e Orm (Patrick Wilson).

Dando sequência, a primeira cena em que o herói é apresentado, serve, na verdade para introduzir um dos vilões do que a ele mesmo. E aí entramos no principal problema que o longa trás. Um roteiro com muitas histórias para contar, e que ao tentar abraçar todas, acaba não empolgando em nenhuma. O resultado disso são explicações expositivas durante todo o longa, muito contexto a ser apresentado, falta de empatia com os personagens e com a história em si, vilões fracos e uma história rasa.




Perceba, a intenção do filme foi de introduzir todos os sete reinos submersos, contar toda a história de Atlantida, de seu declínio a queda, o passado do herói e a contextualização disso tudo na situação atual em que o filme se passa. É muita informação, e acabamos recebendo um roteiro mastigado, que não oferece nenhum esforço para o espectador, apressado e que não traz emoção. O objetivo aqui parece ser contar a história o quanto antes, pouco importando envolver o espectador.

O tom que o filme imprime também é complicado. É clara a proposta de tirar sarro de si mesmo, construindo um estilo careta e muitas vezes rindo de si mesmo. Não há nada de errado nisso, porém, a questão é que as piadas não dão certo, são poucos os momentos de riso legítimo e muitos os de embaraço e vergonha alheia. Uma, em especial dita pelo homem fraco vilão Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II), é vergonhosa. E falando em vilões, nenhum convence. As justificativas para seus planos, mesmo que sendo bem construídas, acabam por se perder totalmente a partir da metade do filme. Tornando-os unidimensionais e descartáveis. Essas características, por sinal não ficam somente para os vilões, pois quase ninguém se salva em cena. A tentativa de romance entre Arthur e Mera (Amber Heard) falha grosseiramente, e boa parte da jornada dos dois se mostra paralela aos demais acontecimentos. Este fato se mostra um risco grave de roteiro, uma por tirar o protagonista do centro da história, que enfraquece seu arco quanto toda a história em si, e outra por confundir o rumo que o filme quer seguir.


E falando em vilões, nenhum convence. As justificativas para seus planos, mesmo que sendo bem construídas, acabam por se perder totalmente a partir da metade do filme. Tornando-os unidimensionais e descartáveis.


Jason Momoa e Amber Heard infelizmente não entregam boas atuações. E se tirarmos todo o fato midiático de que já fomos introduzidos ao Aquaman de Momoa por outros filmes, é questionável inclusive o encaixe dele como herói. Ele segue o caminho de alguém que evita, mas que acaba por ceder a um destino que lhe é imposto. A questão é que ele nunca parece se convencer desse destino, ou compreender a real dimensão daquilo tudo. De positivo, apenas o carisma natural do ator, que não é justificativa para elogiar nenhuma atuação.




Por fim, os pontos altos do filme: a direção de arte e a fotografia são encantadoras. A construção dos mundos aquáticos é rica em detalhes e harmônica. Agrega-se a isso uma fotografia que soube muito bem aproveitar as possibilidades que o filme cria. As cores aqui ganham vida extra se comparadas aos outros filmes sombrios da DC. Saltamos muito bem de uma paleta azul e brilhante de Atlântida, para um amarelo vivo nas filmagens no deserto e na Itália. A ligação de todos esses mundos é muito bem amarrada, porém, é desnecessária, e passa a impressão de que são justificadas simplesmente para o filme ter mais momentos de ação isolados.

Aquaman é um filme que foi construído com boas intenções, mas que peca demais em querer ser tudo ao mesmo tempo e justamente por isso, não dar tempo a seus personagens. Ao final, a impressão que fica é daquelas histórias épicas que tem inúmeras coisas para contar, mas que no final nenhuma acaba cativando. Infelizmente mais um filme longo e esquecível da DC.

Comentários

  1. Concordo o início é show , mas depois torna-se cansativo deveria ter 30 minutos menos, dei umas cochiladas e olha que era sala 4D .rs
    Gostei da música do Depeche Mode

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O amor é a flor da pele e eterno!

“Antigamente, se alguém tivesse um segredo que não quisesse partilhar, subiam uma montanha, procuravam uma árvore, abriam um buraco nela e sussurravam o segredo para dentro do buraco. Por fim, cobriam-o de lama e lá deixavam o segredo para sempre” A frase acima é dita por Chow Mo-Wang a seu amigo Ping, no filme Amor à Flor da Pele (2000), do diretor chinês Wong Kar-Wai, em uma das histórias de amor mais bem contadas do cinema, segundo muitos críticos. Kar-Wai consegue em seu filme dedicar ao amor a tradução que talvez mais o represente: a eternidade, ou o popularmente, até que a morte nos separe. Na história, conhecemos sr. Chow e a srta. Li-zhen Chan, os dois se mudam para Hong Kong da década de 60 com seus respectivos cônjuges no mesmo dia, onde ocupam quartos vizinhos de um mesmo edifício. Em comum, além do lugar onde vivem, os dois tem a ausência total dos parceiros, e posteriormente uma descoberta: seus cônjuges estão tendo um caso entre si. A descoberta aproxi

Volver

Falar de Almodóvar nunca é fácil. Uma das características do cineasta espanhol é seu atrevimento e coragem em propor nas telas seus conceitos e ideias. E é de atrevimento e coragem que se faz esse texto, ao tentar transpor em palavras um pouco de um dos filmes que mais aprecio em sua filmografia: Volver. Volver conta a história de Raimunda (Penélope Cruz), mulher casada e com uma filha de 14 anos, que ainda tenta superar a morte de sua mãe, enquanto cuida da tia. A personagem de Cruz, inclusive, é quem carrega o filme por completo e dá alma à trama. Cada cena da atriz renova o filme, que composto por um excelente roteiro, nunca deixa a história se esvair ou perder força. Não à toa, em muitas vezes vemos Penélope enquadrada ao centro da tela, tomando para si toda a sustentação do longa. Traduzindo essa percepção para a personagem Raimunda, é assim que ela também encara a sua vida. Uma vez que, mesmo com um casamento complicado, dificuldades financeiras crescentes e um passado

Divertida Mente (Inside Out) é uma viagem fantástica rumo ao autoconhecimento

O primeiro filme da Pixar, Toy Story, completa 20 anos esse ano. Toy Story foi mais do que o primeiro filme produzido em computação gráfica do cinema, a história de Woody e Buzz Lightyear representou a entrada da Pixar no segmento de animação e uma revolução no modo de fazer desenhos. Em vinte anos foram quinze filmes produzidos. Nenhum deles pode ser considerado um filme ruim, e no mínimo três deles, obras primas. E Inside Out, ou Divertida Mente no título em português, é um deles. A Pixar conseguiu criar um padrão tão alto de qualidade que qualquer filme mediano produzido por eles pode ser considerado um Dreamwor..., digo, um trabalho ruim. O estúdio reúne sete Oscars de melhor animação em nove disputados, sendo que em duas oportunidades disputou na categoria de melhor filme - Up! e Toy Story 3.                 Divertida Mente segue a linha dos filmes citados. É Pixar em sua melhor forma, abusando de originalidade e criatividade. Com a direção de Pete Docter, o mesmo d