Pular para o conteúdo principal

Um pouco sobre o Web Summit


Somente cinco dias após o fim do Web Summit, parei para tentar resumir o que foram esses dias. A conclusão é que um evento com tanto conteúdo e inúmeras possibilidades de conexões sempre vai mostrar uma face única que só você enxergou. Ainda mais eu que optei por pular os conteúdos mainstream e buscar aqueles mais escondidos ou que trariam insights improváveis. E mesmo que de 10 palestras no Web Summit, 10 falaram sobre Inteligência Artificial e envolto a tanta tecnologia e inovação, o resumo que toda essa experiência me deixou foi o de humanizar relações. Muito porque toda essa correria diária e novidades tecnológicas que mudam realidades do dia para a noite parecem levar para um lugar onde o tudo pode, tudo acontece, tudo é possível… mas pouco se pergunta se as pessoas querem.

Quem nunca se sentiu sendo levado pelas tarefas e atividades do dia, ou buscando um objetivo que significa apenas números. O tal do mirar a Lua, independente do que seja necessário para chegar e também pouco importa se por lá não houver nada.

Dentro do então maior evento de tecnologia do mundo, foi curioso notar que durante a palestra mais aguardada, o olhar para o lado rendeu mais insights que a fala do palestrante. Que uma conversa com um desconhecido gera trocas mais reais que uma masterclass vazia que custou 70 mil reais.

Trazendo para o campo das marcas, nunca temas como cultura, pessoas, comunidades, valores e ética se mostraram tão necessários. Tem muito de tech para correr atrás? E como! Mas uma coisa é certa, a corrida não é sprint, é maratona. E pode mudar de rumo a qualquer hora. Este ano quase ninguém falou de metaverso e NFT. Participei somente de um painel de web3.0 e um debate sobre blockchain. Se o evento acontecesse ano passado os painéis só seriam sobre isso, e poucos citariam AÍ, que este ano, como comentei, dominou todas as conversas.

Isso significa que é para se desligar do novo? Eu creio que não, até porque é uma ótima bússola para saber por onde as tendências andam. Mas principalmente para um “back to basics”. Para 90% das empresas que não trabalham com inovação de ponta e pioneirismo, o tempo se encarrega de manter o que é bom, e de uma forma ou outra, você só precisa estar atento para agir quando a hora da mudança chegar (ela vai!). Enquanto isso faça o básico bem feito, atenda bem, entregue qualidade e cuide das pessoas.


Além disso, é claro, teve muito insight bom e informação relevante, que com o tempo a gente vai compartilhando por aqui.



Nenhum texto relacionado ao Web Summit pode finalizar sem comentar sobre as graves e constrangedoras falhas de organização e estrutura do evento. Pela magnitude e entrega prometida são detalhes que demonstram falta de cuidado, conhecimento e respeito com o público que participou.


#websummitrio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O amor é a flor da pele e eterno!

“Antigamente, se alguém tivesse um segredo que não quisesse partilhar, subiam uma montanha, procuravam uma árvore, abriam um buraco nela e sussurravam o segredo para dentro do buraco. Por fim, cobriam-o de lama e lá deixavam o segredo para sempre” A frase acima é dita por Chow Mo-Wang a seu amigo Ping, no filme Amor à Flor da Pele (2000), do diretor chinês Wong Kar-Wai, em uma das histórias de amor mais bem contadas do cinema, segundo muitos críticos. Kar-Wai consegue em seu filme dedicar ao amor a tradução que talvez mais o represente: a eternidade, ou o popularmente, até que a morte nos separe. Na história, conhecemos sr. Chow e a srta. Li-zhen Chan, os dois se mudam para Hong Kong da década de 60 com seus respectivos cônjuges no mesmo dia, onde ocupam quartos vizinhos de um mesmo edifício. Em comum, além do lugar onde vivem, os dois tem a ausência total dos parceiros, e posteriormente uma descoberta: seus cônjuges estão tendo um caso entre si. A descoberta aproxi

Volver

Falar de Almodóvar nunca é fácil. Uma das características do cineasta espanhol é seu atrevimento e coragem em propor nas telas seus conceitos e ideias. E é de atrevimento e coragem que se faz esse texto, ao tentar transpor em palavras um pouco de um dos filmes que mais aprecio em sua filmografia: Volver. Volver conta a história de Raimunda (Penélope Cruz), mulher casada e com uma filha de 14 anos, que ainda tenta superar a morte de sua mãe, enquanto cuida da tia. A personagem de Cruz, inclusive, é quem carrega o filme por completo e dá alma à trama. Cada cena da atriz renova o filme, que composto por um excelente roteiro, nunca deixa a história se esvair ou perder força. Não à toa, em muitas vezes vemos Penélope enquadrada ao centro da tela, tomando para si toda a sustentação do longa. Traduzindo essa percepção para a personagem Raimunda, é assim que ela também encara a sua vida. Uma vez que, mesmo com um casamento complicado, dificuldades financeiras crescentes e um passado

Divertida Mente (Inside Out) é uma viagem fantástica rumo ao autoconhecimento

O primeiro filme da Pixar, Toy Story, completa 20 anos esse ano. Toy Story foi mais do que o primeiro filme produzido em computação gráfica do cinema, a história de Woody e Buzz Lightyear representou a entrada da Pixar no segmento de animação e uma revolução no modo de fazer desenhos. Em vinte anos foram quinze filmes produzidos. Nenhum deles pode ser considerado um filme ruim, e no mínimo três deles, obras primas. E Inside Out, ou Divertida Mente no título em português, é um deles. A Pixar conseguiu criar um padrão tão alto de qualidade que qualquer filme mediano produzido por eles pode ser considerado um Dreamwor..., digo, um trabalho ruim. O estúdio reúne sete Oscars de melhor animação em nove disputados, sendo que em duas oportunidades disputou na categoria de melhor filme - Up! e Toy Story 3.                 Divertida Mente segue a linha dos filmes citados. É Pixar em sua melhor forma, abusando de originalidade e criatividade. Com a direção de Pete Docter, o mesmo d