Tem tanta coisa boa nesse novo artigo da McKinsey sobre marketing moderno que não vai caber em um único post. Mas o que dá para falar em poucas palavras é que, em essência, ele reintegra um novo jeito (que não é tão novo assim), de executar marketing nas empresas. Que é importante salientar, não é o único, mas é o que mais vejo sentido.
Em resumo: líderes de marketing tendem a ter um perfil generalista, agregador e que saibam gerir e desenvolver pessoas.
Soa óbvio, mas sabemos que a prática se distancia da teoria em muitos casos. Como o próprio artigo, é importante olhar o desenvolvimento da equipe como parte da estratégia da área:
"Tornar as capacidades de marketing uma prioridade estratégica de primeira linha. Desenvolver ou fortalecer capacidades não pode ser uma reflexão tardia terceirizada ou um benefício auxiliar do funcionário. Os executivos da empresa e a liderança de marketing desejarão quantificar o valor em jogo e declarar que é um imperativo de receita, não um custo."
Um segundo ponto é ter princípios e objetivos claros e alinhados com o tempo presente. O gráfico da McKinsey exibe o que a consultoria entende como novas competências nesse marketing moderno.
Não há como discordar de nenhum dos pontos apresentados no gráfico. Eles são direcionadores e fatores de transformação (caso ainda não sejam praticados) de uma área que muda a cada instante. Mas gosto de frisar que fazer algo novo não te exime da responsabilidade de manter o básico performando. E só faz sentido avançar nestes pontos com uma casa minimamente organizada. Então regressamos a um bom planejamento, estratégia clara, públicos-alvo definidos, atendimento humanizado, confiança, autonomia e principalmente, pessoas.
Continua.
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