Pular para o conteúdo principal

Marketing que cura

 Sim, estamos em 2020 e além de enfrentar uma das pandemias mais cruéis da história, recebemos de premiação o crescimento do movimento antivacina. Estes, os mesmos que no início do ano não acreditaram no vírus em si, depois nos métodos como combatê-lo, e agora, na cura.


2020 mostrou que até mesmo uma área tão essencial quanto a saúde, precisa se preocupar com o marketing, mesmo desenvolvendo o medicamento mais aguardando do mundo hoje. Prova disso é a convocação dos principais lideres políticos dos países para serem os primeiros a tomarem a vacina, como exemplo para a população. 

Não o bastante, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido vem convocando celebridades e influenciadores para que também tomem publicamente a vacina e debatam o assunto, no intuito de mostrar a população sua segurança e necessidade. Outros atores, como a própria OMS e o Conselho de Publicidade americano vem trabalhando nisso.


Este último com uma campanha prevista em US$ 50 milhões, também com o intuito de buscar celebridades e influenciadores para o convencimento da causa. Isto porque, mais do que a pessoa querer a vacina, ela precisa se deslocar e ir de encontro a e um posto médico para recebe-la. No caso da vacina da Pfizer, duas vezes. 

Perceba os desafios e os estágios dessa ação, que passa desde o convencimento até o deslocamento para adquirir. Visto que o ato de se vacinar é uma questão de saúde pública, a missão se mostra ainda mais árdua quando em meio ao debate surgem diversas teorias da conspiração jogando contra.

É importante lembrar que trazer celebridades para mobilizar a população não é nenhuma novidade. No Brasil as campanhas de vacinação das últimas décadas sempre tiveram a presença do ministro da saúde em cadeia nacional reforçando esse discurso. Elvis Presley, em 1956, recebeu a vacina da poliomielite ao vivo, na TV, para incentivar a população, principalmente de jovens e adolescentes, sobre a sua importância. E mais recentemente, em 2013, o artigo de Angelina Jolie no News York Times assumindo seu câncer de mama e a importância da masectomia, é outro marco importante quanto aos cuidados e atenção com a saúde. 

Neste cenário, os influenciadores são aqueles que conseguem passar confiança para suas bases de seguidores e possuem facilidade de conexão. Conhecer a forma e o jeito de abordar.

 Os movimentos dos órgãos de saúde mundial só mostram o quão necessária é essa discussão e o quanto os influenciadores vem se mostrando peças fundamentais das marcas para a divulgação de produtos. Ainda mais em uma época onde tudo é questionado, incluindo a própria propaganda. Neste cenário, os influenciadores são aqueles que conseguem passar confiança para suas bases de seguidores e possuem facilidade de conexão. Conhecer a forma e o jeito de abordar.

Se o produto mais desejado e procurado no mundo hoje está fazendo uso de táticas de marketing de influência para ganhar mercado, é uma enorme evidência do quanto este mercado já é estabelecido e tende a crescer ainda mais. 


Fontes: 

https://www.vox.com/recode/22174135/covid-19-vaccine-pfizer-celebrities-influencer-marketing

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/05/como-elvis-presley-pode-nos-ajudar-com-uma-vacina-para-a-covid-19


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metaverso

Como a empresa de Mark Zuckerberg visualiza o nosso futuro No último dia 28 o Facebook comunicou a mudança do nome da empresa, passando de Facebook Company Inc. (proprietária, além do Facebook, do Instagram e WhastApp) para Meta Platforms Inc. Muito foi dito sobre os motivos que levaram a mudança, desde criar uma cortina de fumaça para os escândalos divulgados por Frances Hauges e intitulado Facebook Papers (link: https://www.cnnbrasil.com.br/business/facebook-papers-veja-o-que-os-documentos-vazados-revelam-ate-agora/) até uma clara desassimilação da empresa Facebook com a rede social de mesmo nome, que vem perdendo popularidade a cada dia, especialmente com os mais jovens. Ambos são assuntos que renderiam discussões à parte, mas aqui pretendo focar no conceito de metaverso, que há meses vem sendo difundido massivamente pelo Facebook e que Mark Zuckerberg aposta todas as suas fichas para construir seu novo império. O que é metaverso? Segundo a descrição do site Techtudo , “o metaverso ...

O amor é a flor da pele e eterno!

“Antigamente, se alguém tivesse um segredo que não quisesse partilhar, subiam uma montanha, procuravam uma árvore, abriam um buraco nela e sussurravam o segredo para dentro do buraco. Por fim, cobriam-o de lama e lá deixavam o segredo para sempre” A frase acima é dita por Chow Mo-Wang a seu amigo Ping, no filme Amor à Flor da Pele (2000), do diretor chinês Wong Kar-Wai, em uma das histórias de amor mais bem contadas do cinema, segundo muitos críticos. Kar-Wai consegue em seu filme dedicar ao amor a tradução que talvez mais o represente: a eternidade, ou o popularmente, até que a morte nos separe. Na história, conhecemos sr. Chow e a srta. Li-zhen Chan, os dois se mudam para Hong Kong da década de 60 com seus respectivos cônjuges no mesmo dia, onde ocupam quartos vizinhos de um mesmo edifício. Em comum, além do lugar onde vivem, os dois tem a ausência total dos parceiros, e posteriormente uma descoberta: seus cônjuges estão tendo um caso entre si. A descoberta aproxi...

Divertida Mente (Inside Out) é uma viagem fantástica rumo ao autoconhecimento

O primeiro filme da Pixar, Toy Story, completa 20 anos esse ano. Toy Story foi mais do que o primeiro filme produzido em computação gráfica do cinema, a história de Woody e Buzz Lightyear representou a entrada da Pixar no segmento de animação e uma revolução no modo de fazer desenhos. Em vinte anos foram quinze filmes produzidos. Nenhum deles pode ser considerado um filme ruim, e no mínimo três deles, obras primas. E Inside Out, ou Divertida Mente no título em português, é um deles. A Pixar conseguiu criar um padrão tão alto de qualidade que qualquer filme mediano produzido por eles pode ser considerado um Dreamwor..., digo, um trabalho ruim. O estúdio reúne sete Oscars de melhor animação em nove disputados, sendo que em duas oportunidades disputou na categoria de melhor filme - Up! e Toy Story 3.                 Divertida Mente segue a linha dos filmes citados. É Pixar em sua melhor forma, abusand...