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Pesquisas de mercado: cuidado com relatórios aleatórios


Você gasta uma grana com pesquisa de campo, organiza o grupo focal, agenda várias entrevistas individuais e depois de todas essas etapas, recebe os resultados e parte para uma análise interna e particular dos dados. Perigoso! A etapa mais importante de uma pesquisa de mercado ou de qualquer ação de análise externa é a tradução dos dados, e isso necessariamente precisa ser feito por algum profissional da área e imparcial ao processo.



É comum vermos empresas recebendo relatórios e pesquisas de terceiros e colocando seus próprios filtros sobre os resultados. Ao mesmo tempo que valer-se destas informações seja de extrema importante para um acompanhamento do mercado como um todo, elas se mostram igualmente perigosas se não lidas de maneira correta.

Muitos destes relatórios inclusive pecam em entregar os números sem informar em suas páginas os dados exploratórios da pesquisa (período, faixa etária, renda, sexo...), a forma como foi conduzida (pesquisa de rua, telefone, e-mail...), a metodologia (questionário aberto, formulário individual...) e principalmente como a pergunta foi feita. Esta última, inclusive, é o maior fator de confusão em interpretação de pesquisas e análises equivocadas. Por exemplo, é fácil indicar que 80% dos entrevistados aprovam meu produto, se a pergunta dirigida foi: “Você aprova o produto X?”, ao invés de “Qual a sua avaliação sobre o produto X?”. A primeira questão acaba por induzir o respondente a uma resposta positiva, diferente da segunda. Optar por fazer a primeira e não a segunda é trapacear e se enganar.

Ao mesmo tempo que valer-se destas informações seja de extrema importante para um acompanhamento do mercado como um todo, elas se mostram igualmente perigosas se não lidas de maneira correta.

Fique atento a forma como as perguntas são feitas, caso receba um relatório aonde as mesmas não aparecem, desconfie, e se for extremamente importante aqueles dados, solicite essas informações ao cedente ou para que um profissional faça a sua análise. Informação atualmente é extremamente relevante e cara, e fazer mal-uso dela pode não ser uma boa ideia.

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