Pular para o conteúdo principal

Adeus Ano Velho


Não à como terminar 2009 sem antes relembrá-lo. Com 2010 logo ali, com aquele gosto de renovação e mudança aflorando, aquele amanhecer de 31 de dezembro tomando conta de todos é que sento na cabeceira na cama e escrevo sobre o perfeito ano de 2009!

Mesmo aos 45 do segundo tempo, faltando menos de 4 horas para uma nova década, peço licença aos milhares de leitores deste blog para recordar porque este ano que hoje se encerra foi tão importante e especial. Já é de conhecimento de todos que minha memória não é nada invejável, mas faremos um esforço final, 2009 merece!


Janeiro logo despontava e uma sensação de pressa tomava conta. Já aprovado pelo vestibular da UPF, a ideia de rumos novos me dava animo, não pensava em nada mais além do dia 26 de fevereiro. Mentira! Era primeiro de janeiro e eu estava atolado de trabalho no escritório de meu antigo emprego, recebendo e dando boas vindas a turistas e proporcionando a eles uma boa imagem da cidade que eles pela primeira vez visitavam e eu pela primeira vez, já pensava em me despedir! O vestibular da UFSM me incomodava, com o verão e a alta estação lotando a cidade de turistas, o tempo para estudar e pensar nele era cada vez mais limitado. Acabou chegando a data, os cálculos de viagem e o medo de não estar preparado! Faltei ao vestibular, talvez o meu maior erro, talvez tenha feito bem para mim, nunca saberei! As duas semanas na praia me refrescaram da ideia e me trouxeram um descanso merecido depois de passar Natal e Revellion em atividade! Dias à base de filmes, praia, sol e calor me fizeram muito bem!

Fevereiro surgiu e novamente praia! Excursão finalizando os últimos dias de convívio com a turma do terceiro ano do ensino médio. 5 dias de curtição que aqui, não seria o melhor lugar para relatar! A excursão me custou o carnaval (ou adiaram ele), mas não estava ligando, na quarta feira de cinzas estava de malas prontas para Passo Fundo, rumo ao meu novo lar!

Vale lembrar que as primeiras semanas na chuvosa cidade não foram no lugar esperado, mas de nada tiraram a alegria e o bom humor como hóspedes na casa de conhecidos e (agora) amigos! Depois de dois dias conhecendo a cidade, entrei definitivamente na universidade. A apreensão do primeiro dia de aula acabou logo em cinco minutos, quando descobri que mais trinta loucos estavam embarcando comigo nessa doidera chamada jornalismo! Sorte ter encontrado eles? Quem sabe, por enquanto deixo como destino.

Março amanheceu e com ele meus 18 anos! A adaptação a cidade e as pessoas estava cada vez melhor. Iniciei meu curso de inglês e começava a ter meus primeiros problemas morando sozinho! Socialmente nosso apartamento era mais para manicômio, risos e conversas noite afora! Sorte novamente?

Então me aparece Abril e já me sentindo em casa na nova cidade, começo minha busca por um lugar ao sol! Emprego! Antes, o mês ficou marcado por um histórico 13 de abril que de volta a Machadinho, reacendeu novamente o significado da palavra família, em uma celebração emocionante pelos 80 anos de meu avô! Todos reunidos, mesa farta, lágrimas, discursos, filhos vencedores na vida e netos no mesmo caminho, não existe herança melhor.

Tudo me levou com mais força de volta a Passo Fundo e a minha vida pessoal por lá montada. E com a entrada de Maio, entram também novas pessoas que passam a significar muito a ela! Consigo meu primeiro estágio, e com ele pessoas que com palavras me empurraram aos desafios que surgiam nessa nova oportunidade! Junho e Julho com a exceção da derrota do colorado na Copa do Brasil continuaram em excelência. Uma vida até o momento encarada com ânimo, vontade, entusiasmo, festas e felicidade. E assim seguiu Agosto, Setembro, gripes suina e Outubro. Este último, onde guardo ainda fresco na memória o dia 10! 10 anos de um grupo que me deu e proporcionou as melhores pessoas e os melhores momentos que já passei! A comemoração foi trabalhosa, mas recompensadora, o CLJ merecia!

A entrada de novembro já encaminhava a um final de ano perfeito, dúvidas em relação ao curso me coçaram a cabeça o mês inteiro, mas firmado no trabalho, com um bom convívio com todos, segui no jornalismo. 2009 finalizava com um dezembro de bons momentos, festas de finais de anos planejadas e construídas, conversas valiosas e difíceis de esquecer e se, por um lado, 2009 me apresentou a novas pessoas e amigos que espero que continuem em 2010, a saudade dos que por poucas vezes vi ou falei durante o ano doeram, mas também reforçaram ainda mais o sentimento que tenho por eles!

Muito se fala agora em final de ano e ação de graças pelo ano que passou! Talvez então, aí esteja o meu agradecimento por tudo que vivi! Mais que 365 dias, 2009 foi pra mim um salto imenso, onde pude sentir que o mundo é muito maior do que tudo aquilo que imagino, mas que estou cada vez mais pronto para encará-lo!

E 2010? Que cheque logo! Lotado de filmes, músicas, calor, verão, festas e pessoas! Sem elas nenhum dos momentos acima teria sentido! A cada ano que passa conseguimos nos encaixar melhor em nosso habitat natural e reconhecer quem nos faz bem e quem é passageiro! A satisfação de missão cumprida que fica deste ano, também vem delas, por estarem sempre comigo, mesmo a quilômetros de distância, ou a duas quadras de casa!


Um ótimo 2010 a todos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O amor é a flor da pele e eterno!

“Antigamente, se alguém tivesse um segredo que não quisesse partilhar, subiam uma montanha, procuravam uma árvore, abriam um buraco nela e sussurravam o segredo para dentro do buraco. Por fim, cobriam-o de lama e lá deixavam o segredo para sempre” A frase acima é dita por Chow Mo-Wang a seu amigo Ping, no filme Amor à Flor da Pele (2000), do diretor chinês Wong Kar-Wai, em uma das histórias de amor mais bem contadas do cinema, segundo muitos críticos. Kar-Wai consegue em seu filme dedicar ao amor a tradução que talvez mais o represente: a eternidade, ou o popularmente, até que a morte nos separe. Na história, conhecemos sr. Chow e a srta. Li-zhen Chan, os dois se mudam para Hong Kong da década de 60 com seus respectivos cônjuges no mesmo dia, onde ocupam quartos vizinhos de um mesmo edifício. Em comum, além do lugar onde vivem, os dois tem a ausência total dos parceiros, e posteriormente uma descoberta: seus cônjuges estão tendo um caso entre si. A descoberta aproxi

Volver

Falar de Almodóvar nunca é fácil. Uma das características do cineasta espanhol é seu atrevimento e coragem em propor nas telas seus conceitos e ideias. E é de atrevimento e coragem que se faz esse texto, ao tentar transpor em palavras um pouco de um dos filmes que mais aprecio em sua filmografia: Volver. Volver conta a história de Raimunda (Penélope Cruz), mulher casada e com uma filha de 14 anos, que ainda tenta superar a morte de sua mãe, enquanto cuida da tia. A personagem de Cruz, inclusive, é quem carrega o filme por completo e dá alma à trama. Cada cena da atriz renova o filme, que composto por um excelente roteiro, nunca deixa a história se esvair ou perder força. Não à toa, em muitas vezes vemos Penélope enquadrada ao centro da tela, tomando para si toda a sustentação do longa. Traduzindo essa percepção para a personagem Raimunda, é assim que ela também encara a sua vida. Uma vez que, mesmo com um casamento complicado, dificuldades financeiras crescentes e um passado

Sobre jornalismo, marketing e uma das maiores tragédias do país

Eu não entendo de prevenção de desastres, gestão de crises e ações do governo, mas entendo de jornalismo e marketing. E sobre esses dois pontos, a história tende a julgar o que aconteceu esta semana no país.  Jornalismo: Não é a maior tragédia do estado, é uma das maiores tragédias do país, e as demais regiões do Brasil demoraram ou ainda não estão entendendo o tamanho dessa escala. E parte dessa culpa recai sobre a mídia. A nível nacional não houve plantão, a programação seguiu sua transmissão normal e pouca, muito pouca prestação de serviços. O fato foi comunicado apenas de maneira jornalística. Em tragédias, o jornalismo deixa de ser veículo de comunicação e passa a ser serviço público. Para não ficarmos apenas pensando em TV e rádio: eu assino uma newsletter diária de notícias que chega para milhões de pessoas em todo o país. No dia 2 de maio, a newsletter utilizou três linhas para comunicar sobre o Rio Grande do Sul. Três linhas. O jornalismo não é mais mecânico, e os termos, as