Substantivo masculino. Ato ou efeito de praticar marketing de maneira monótona, entediante, incipiente. Modo de executar as ações de marketing de forma burocrática e automática. Sem testes, análise de dados ou renovação. Aquilo que não varia, se repete. Invariável, igual, rotineiro.
Não, a palavra ainda não está no dicionário e pelo que pesquisei, nem no Google. Mas ela existe na vida real, e creio que não seja uma exclusividade do marketing. Se mergulharmos na essência do problema, podemos buscar respostas na própria formação escolar da qual todos passamos e que nos formou operários, prontos para receber ordens e comandos. Para muitas atividades esse modelo faz sentido. O que não é o caso aqui.
Costumo dizer que o marketing muda a cada dia, na velocidade de uma trend do TikTok. E o que funcionava ontem, literalmente não funciona hoje. Sem falar que não existe receita de bolo e há variáveis para tudo. Afinal, apesar de se basear em dados, marketing é feito para pessoas, e pessoas mudam constantemente.
Diante disso, profissionais de marketing partem de uma necessidade básica de compreender o negócio, os movimentos e o rumo de uma empresa, seus clientes e o mercado ao qual está inserido. Qualquer estratégia de negócio tomada sem estas informações corre sério risco de estar desconectada da realidade. E é por isso que os principais marqueteiros de uma empresa, com raras exceções, são os donos, CEOs e diretores, pois é deles que grande parte das estratégias do negócio surgem.
E é nesse cenário que o monotomarketing começa a aparecer. Um de seus principais sintomas é quando a área em questão é mais tática que estratégica. Ou quando as decisões do negócio já estão pré-definidas. Pegamos como exemplo uma grande empresa que há dez anos investe determinado valor em mídia de televisão no intervalo do Jornal Nacional. Ainda um dos programas mais vistos no Brasil. Em que ponto dentro desses dez anos a estratégia de mídia se tornou monotomarketing? Que motivos fazem o risco de trocar o investimento ser mais alto que a oportunidade que novos mercados tendem a oferecer à marca? Apesar da audiência de um JN ser, de fato, gigantesca, quantas milhares de pessoas diferentes são possíveis de atingir investindo este mesmo valor em influenciadores, games, YouTube e Instagram?
A cada dia encontramos novas formas de desenvolver marcas, e é função do profissional estar atento e apto para conhecê-las, testá-las e aplicá-las conforme a realidade do seu negócio.
Calcular o risco, o custo, o trabalho e o tempo de fazer todas essas alterações é outro sintoma de monotomarketing. Afinal, por que trocar o certo pelo duvidoso, não é? Sendo que é justamente a mudança que revitaliza e expande a marca. E não deixa de ser curiosa a lógica de que fazer a mesma coisa há dez anos é visto como algo mais seguro que inovar constantemente.
Um outro sintoma comum do monotomarketing é o achismo. Abrir mão de uma análise baseada em dados e testes para seguir o que já foi feito. Se na sua empresa há a necessidade do anúncio sair no jornal ou na rádio que o dono lê ou assiste, acrescente mais um check ao monotomarketing. As pessoas comumente confundem marketing com propaganda? Check! Não há sintonia entre o time de marketing e o time comercial e de vendas? Check! O branding utilizado em redes sociais, site e demais canais oficiais não condiz com os vendedores e funcionários? Check!
É nítida a enorme transformação que o setor como um todo vem passando nos últimos anos e como a forma de fazer marketing se transformou completamente. O monotomarketing é, então, seguir os conceitos clássicos da área sem nunca renová-los ou adaptá-los. Dá certo? Olha, as inúmeras realidades como essa que vemos por aí mostram que sim, de fato dá. Mas o que dá para garantir também é que definitivamente não é algo sustentável. A cada dia encontramos novas formas de desenvolver marcas, e é função do profissional estar atento e apto para conhecê-las, testá-las e aplicá-las conforme a realidade do seu negócio. Aliás, manter este olhar aguçado ao marketing e ao mercado é um ótimo antídoto para não cair no monotomarketing.
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