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Volvo se une à Starbucks para rede piloto de carregamento de veículos elétricos - análise


Posicionamento é a chave para qualquer marca atingir a tão sonhada lembrança na mente do consumidor. No mercado de veículos elétricos a Tesla é, provavelmente, a marca mais lembrada pelo seu pioneirismo. Porém, nos últimos anos as demais multinacionais também vem entrando fortemente nesse segmento, prevendo uma diminuição e até encerramento dos motores a combustão, e tornando os elétricos a nova frente de atuação. É uma enorme revolução, e dá para imaginar o quanto sair na frente nessa disputa, pode gerar uma vantagem competitiva no futuro.


A Volvo é uma das marcas que vem apostando muito no novo mercado, uma vez que já anunciou que não vai mais produzir carros a combustão a partir de 2030. Este exemplo solidifica seu interesse, apesar de serem “apenas” 60 estações de recarga, todas nos EUA, por se tratar de um mercado ainda em crescimento, a intenção fala mais que o resultado em si.



A marca sueca busca com isso três objetivos claros: primeiro, investir na construção de uma infraestrutura necessária para o crescimento do mercado de elétricos, instalando pontos-físicos de recarga na estrada. Segundo, reforçar seu posicionamento de marca como player do mercado de elétricos. E por fim, entregar um diferencial ao seu cliente. E aí entra a Starbucks, a rede de cafeterias confere a Volvo a vantagem de disponibilizar vagas em um local muito procurado e a possibilidade de ampliar infinitamente estes pontos de recarga, visto a grande penetração que a Starbucks tem nos EUA e também no mundo. 

Do outro lado a Starbucks também se beneficia, uma vez que já se prepara para uma nova tendência mundial e do provável consumo dos motoristas, enquanto aguardam os 40 minutos até completar a carga.


E para se ter uma ideia do tamanho do mercado que vem sendo construído, nesta semana a Porsche também anunciou um movimento similar de construção de redes de recarga. Conectando a funcionalidade com comodidade e criando ambientes similares a um lounge, onde os clientes poderão tomar um café ou trabalhar enquanto as baterias recarregam. A Porsche planeja crescer de 400 estações para 1.000 até 2025. A título de comparação, a Tesla possui hoje, 2500 estações de recarga em todo o mundo. Alguém aposta em quem chega na frente nessa disputa?

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