Não, você não precisa fazer dancinhas e estar atento ao último hit do momento para engajar a sua marca
Tem algo imprescindível na internet: marcar território. Essa tarefa é tão ou mais importante que a própria fachada da empresa ou o portfólio de serviços. E há itens que são inegociáveis: identidade visual pensada para o digital, Google My Business, Waze, WhatsApp, perfil nas redes sociais aonde o seu público está e presença nos principais aplicativos aonde seu produto ou serviço pode ser encontrado ou consumido são alguns exemplos. Também é muito importante para fortalecer uma marca um site ou blog com informações básicas do seu negócio.
A partir dessa base é que começa a expansão da presença na internet e a penetração nos públicos estratégicos. A internet se mostra um mundo sem limites, e é por essa infinidade de opções que muitas vezes se perde o rumo e há inconstância sobre o que, quando e aonde fazer. E claro, na internet há muito ruído. O que mais se encontra são profissionais dizendo o que deve e o que não se deve fazer.
Mas calma, mesmo em um mundo completamente volátil, há definições simples e práticas que facilitam essa jornada e permitem um olhar estratégico e claro para as ações e tomadas de decisão do empreendedor.
Antes de mais nada é importante ter um plano de negócios e uma estratégia de posicionamento clara. Existem boas ferramentas no mercado para isso, talvez a mais famosa seja o Business Model Canvas, que possui modelos para ambos, um para plano de negócios e outro para marketing. Abuse de ambos.
Feito isso, fica muito mais simples interpretar o que a marca precisa para estar bem posicionada na internet. O movimento a ser feito é replicar as intenções desenhadas no modelo de negócios para a linguagem digital. E aqui começam a surgir opções de caminhos a serem seguidos e consequentemente, decisões a serem tomadas.
O que mais é vendido hoje é jogar o jogo das redes sociais. Ou seja, produzir conteúdo, postar com frequência, estar sempre ativo online, fazer vídeos, caixa de perguntas, interagir, acompanhar os números, não deixar o engajamento caiar, ficar atento ao alcance, estar no instagram, estar no linkedin, estar no tiktok, estar no telegram...entre inúmeras outras opções.
O que pouco se fala é que este não é o único meio possível. Sem dúvida é a forma mais rápida e eficaz de ser reconhecido pelas plataformas e ter seu conteúdo visto por mais pessoas, mas existem outras maneiras de alcançar visibilidade, que percorrem caminhos diferentes, levam mais ou menos tempo e chegam a destinos diferentes também, mas todas são viáveis. E uma coisa é certa: o ritmo e a intensidade de envolvimento na rede é o empreendedor que define. Aqui vão algumas estratégias viáveis para quem está começando e que fogem do padrão frenético de produção de conteúdo:
Registrar território: Cumpra os itens inegociáveis citados acima, crie perfis em redes sociais com todas as informações possíveis da sua empresa e os utilize como destino para quem estiver buscando pela sua marca. Se preocupe apenas em manter atualizado as informações, comunicar novidades e ter seus canais de contato sempre à disposição. Use os links para conectar todos os seus pontos de contato na internet.
Território expansivo: Cumpra todas as orientações acima e invista em um site e mecanismos de SEO para uma boa visibilidade. Se tiver um espaço físico vale trabalhar com boas imagens e vídeos do mesmo.
Agenda de conteúdo: Cumpra todas as orientações acima e também produza conteúdo recorrente e com periodicidade. A sugestão é definir uma agenda conforme a sua disponibilidade e considerar este um compromisso do seu negócio. Foque na qualidade do conteúdo, não na quantidade. Quando perceber que algum post mostrou mais engajamento, teste impulsionamentos esporádicos.
Crescimento controlado: Cumpra todas as orientações acima e insira dentro da sua rotina interação com a sua audiência e conteúdo que não exija grandes produções (stories, shorts, tweets, whatsapp...). Aperte o passo no investimento de posts assertivos e que vão de encontro a ações que consiga mensurar, principalmente vendas.
Aqui vale o disclaimer que os quatro exemplos de estratégias citados acima são extremamente simplistas e não refletem de forma completa um posicionamento definitivo na internet. São norteadores e principalmente, formas de mostrar que essa necessidade, muitas vezes problemática, de que é necessário estar sempre online para crescer na internet não é tão real assim. Ou seja, segura a dancinha no TikTok, ela está muito longe das necessidades de uma empresa. Inclusive, a depender do seu posicionamento e do estilo do seu negócio, ela pode se mostrar maléfica.
Estar na internet é essencial, mas como há inúmeras formas de construir um negócio no nosso mundo físico, não é diferente por lá. Construa a sua estratégia, tenha em mente seu propósito como empresa e se o meio digital parecer algo ainda muito obscuro, se teste e experimente. Só não vale ficar de fora.
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