A lista mostra os filmes assistidos em 2020, não necessariamente lançados. Excluídos filmes anteriores a 2019. A nota é sempre feita após o filme ser assistido e o ranqueamento baseado nela. Ou seja, é uma percepção direta e imediata, no máximo 24 horas após o filme ser visto.
10- Pacarrete (2019), de Allan Deberton
O melhor filme do Festival de Cinema de Gramado de 2019 é encantador. Composto por uma história simples, irreverente e ao mesmo tempo tão comum ao Brasil. Marcélia Cartaxo está excepcional e o seu final é memorável.
9- Perdi meu corpo (2019), de Jéremy Capin
Uma animação com uma trama peculiar mas que aborda aspectos da existência humana profundos e difíceis de serem debatidos. A história incomoda um pouco, mas é proposital. O objetivo é desconfortar quem assiste, e o objetivo é alcançado.
8- La Frontera (2020), de David David
Outra linda surpresa e Gramado. Esse filme colombiano se prende na relação de três indivíduos com personalidades opostas e presos a uma única realidade insólita. A força de La Frontera está no roteiro, conciso e direto, que prende o o público até seu final.
7- King Kong em Assuncíon (2020), de Camilo Cavalcante
O filme ganhador do kikito de melhor filme nacional em Gramado entrega uma jornada interna pelo resgate das lembranças e memórias de seu protagonista. Um road movie denso e sensível.
6- Martin Eden (2019), de Pietro Marcello
A trajetória do escritor fictício Martin Eden carrega consigo muito do neorrealismo que fez a Itália expandir seu cinema para o mundo. O diretor mistura uma câmera que busca o natural e se preocupada com as expressões humanas com um experimentalismo maravilhoso que coloca reflexões densas dentro de uma trama forte e atual.
5 - Dor e Glória (2019), de Pedro Almodóvar
Almodóvar dispensa apresentações. Aqui, a parceria com Antonio Banderas chega ao seu auge, com uma interpretação segura e minimalista do espanhol. O roteiro é construído a favor do protagonista que segura impecavelmente durante todo o filme.
4- O Farol (2019), de Robert Eggers
O primeiro filme visto em 2020 segue vivo na minha memória. A conjunção das brilhantes atuações de Willem Dafoe e Robert Pattinson, a fotografia absurda de Jarin Blaschke e a direção firme de Eggers entregam uma obra que não vai ser esquecida tão cedo.
3- First Cow (2020), de Relly Reichardt
O filme mais sensível de 2020. Acompanhar a jornada dos dois protagonistas é extremamente prazeroso e até mesmo tenso. Mas o desejo durante toda é projeção é que a história continue e nunca acabe.
2- Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020), de Charlie Kaufman
Kaufman, como ninguém sabe mergulhar na psicologia de seus personagens. Aqui ele arrisca e construí um filme pesado e ousado. Para mim, foi uma viagem inesquecível.
1 - Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019), de Céline Sciamma
O olhar feminino e delicado de Céline toma conta durante as mais de duas horas de projeção desse filme que já nasceu uma obra-prima. Dificilmente não sair impactado dessa experiência.
Os outros filmes:
11 - Tenet (2020), de Christoper Nolan
12 – Um Animal Amarelo (2020), de Felipe Bragança
13 - Aos pedaços (2020), de Ruy Guerra
14 - Porque você não chora? (2020), de Cibele Amaral
15- El Silencio Del Cazador (2019), de Martin Dessalvo
16 - O que ficou para trás (2020), de Remi Weekes
17 – Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (2020), de Eliza Hittman
18- Jóias Brutas, (2019), de Josh Safdie e Bem Safdie
19 – Destacamento Blood (2020), de Skipe Lee
20 – Rosa e Momo, (2020), de Edoardo Ponti
Os melhores filmes de 2019: https://luiztonon.blogspot.com/2020/01/os-20-melhores-filmes-de-2019.html
Os melhores filmes de 2018: https://luiztonon.blogspot.com/2018/12/ciclos-e-os-melhores-de-2018.html
Os melhores filmes de 2017: https://luiztonon.blogspot.com/2018/01/os-melhores-filmes-vistos-em-2017.html
Comentários
Postar um comentário