Quatro dicas para entregar conteúdo a sua estratégia de marketing e trazer público para a sua marca
Há um bom tempo temos discussões sobre o crescimento do marketing de conteúdo e a importância e necessidade que este vem ganhando nos últimos anos. Falar sobre assuntos relevantes para o consumidor, ao invés de simplesmente divulgar seu produto parece lógico, e é justamente por essa lógica que vem ganhando importante relevância ultimamente.
A questão é que, uma vez detectado esse novo sentido para as vendas, o segundo passo é de compreender a forma de se comunicar com este consumidor, para isso, algumas noções são de extrema importância para a construção de um conteúdo que faça sentido a que o receber:
1) Entenda o que seu consumidor quer
O problema do seu público precisa ser muito claro e tangível. Compreender de forma lúcida a esta necessidade é passo crucial que deve nortear toda a construção e posicionamento de seu produto para o mercado
2) Saiba a forma como ele quer receber seu conteúdo
Mesmo com um problema totalmente compreendido, a empresa pode falhar na forma como ele chega ao consumidor. Um exemplo claro desta situação é decidir entre uma estratégia de entretenimento ou de informação, transmitindo em um formato mais sério ou lúdico, por exemplo. Esta definição precisa conversar integralmente com a forma como a marca se posiciona. A Dove, por exemplo, tem um discurso muito forte e voltado ao empoderamento feminino. É uma decisão corajosa da empresa que comprou uma luta social e séria. A Nike tem um discurso voltado a performance e desempenho, o que exige uma conversa de alto nível, de vida saudável e regrada, mas que também tem nuances de diversão quando se envolve com personalidades do esporte ou ativa sua marca em campeonatos ou equipes. Já a Red Bull é 100% diversão, sua alma respira aventura e é um dos cases mundiais de entretenimento.
3) Descubra onde ele está
E a resposta aqui não pode ser internet. Descobrir onde ele está significa entender seus gostos, suas escolhas, seus interesses. Nesse contexto faz sentido você entender os locais que ele gostaria frequente ou gostaria de frequentar. As pessoas que ele segue e admira, os eventos que ele considera relevantes. É um prato cheio para a construção de uma estratégia de marketing encorpada e robusta.
4) Fale a linguagem do seu público
E por fim, compreenda a linguagem e perceba os hábitos. Uma linguagem formal pode tanto aproximar, quanto assustar. A imagem do shutterstock na tela do teu site também, assim como o fato dele não ser responsivo para mobile. Enviar inúmeros e-mails pode ser o que ele maior odeia, ou o que ele mais quer.
Cada público tem seu jeito e sua forma de comunicação, resta a você e sua marca compreender e desenvolverem a sua relação de proximidade com eles. E isto se dá por meio de testes, erros e muita conversa. O digital dá muitas oportunidades para você testar a melhor forma de conversar com eles. Mas se puder ao máximo evitar riscos, invista e P&D, conte com um analista de dados no seu time. Erros e tentativas fazer parte do dia a dia, mas partir de um cenário mais próximo do assertivo e sempre relevante.
Levar conteúdo ao público é um favor que fazemos aos consumidores e algo que agrega a experiência de marca e a torna relevante ao consumidor pelo tempo que ele for fiel a sua marca.
Levar conteúdo ao público é um favor que fazemos aos consumidores e algo que agrega a experiência de marca e a torna relevante ao consumidor pelo tempo que ele for fiel a sua marca. Afinal, seu público nunca será estático. Ele vai se renovar, vai mudar hábitos, vai mudar de opinião sobre você, e tudo isso faz parte. Da mesma foram que uma marca precisa ter consistência e valores, ela também precisa de adaptações e evolução.
Investir em conteúdo é a nova forma de vender do século XXI. E é a forma mais lógica de capitalismo, onde compramos aquilo que precisamos, e não o que nos insistem para comprar.
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