Se apostar o Maroon 5 não está
nem no meu top 50 de melhores bandas. Mas não dá para negar o talento, a
perspicácia e a atualidade dessa banda. Esta última qualidade, o que me levou
ao texto abaixo. Poucas bandas pops usam tão bem o poder da internet quanto o Maroon
5.
A
tática da banda norte-americana é clara e corretíssima. Diferente de outros
popstars atuais que usam os holofotes e polêmicas para fica em evidência, a
banda vem trabalhando muito bem a criatividade e o poder de viralização da
internet para decolar suas músicas.
O
seu último clip, da música “Sugar”, rendeu a banda mais 80 mil visualizações no
site YouTube (até o momento) e o 8º lugar (até o momento) no ranking da
Billboard . O Maroon 5 percebeu que uma ideia criativa vale muito mais que um
clipe super produzido e coreografado. No clipe, a banda percorre durante um dia
a cidade de Los Angeles em busca de casamentos. Ao encontrar, uma estrutura
improvisada é formada e de surpresa, a banda faz um show exclusivo para os
noivos cantando a música tema. As expressões dos noivos e convidados falam por
si só.
Muito
bem dirigido e estruturado, o clipe é um pedido de compartilhamento explícito.
Ciente de que para angariar fãs a banda precisa, além de talento, de conteúdo.
Um storytelling muito bem projetado faz com que até mesmo aqueles que não
conheciam a banda, descobrissem seu trabalho. E o Maroon 5 sabe muito bem
disso.
Antigos
clipes produzidos já mexiam com a ideia de contar histórias. É o exemplo das
músicas Payphone, This Love e as mais recentes Animals e Maps. Além disso, o Maroon
5 tem história em suas letras. Um dos primeiros discos da banda “Songs About
Jane” foi somente de músicas escritas para a Jane do título, ex-namorada do
vocalista Adam Levine. Suas letras sempre falam de ocasiões próximas de seus
fãs que geram uma forte empatia e aproximam banda de fãs.
Inclusive
essa relação de banda e fãs teve destaque no clipe da música Daylight. Em outra
ação que gerou enorme viralização na internet, a banda pediu aos fãs gravarem
vídeos com depoimentos falando sobre coisas que amavam e odiavam. O resultado é
incrível (link abaixo).
É
claro que não foi só por suas letras e clipes que a banda chegou onde está, mas
com certeza esses pontos influenciaram e muito o sucesso do Maroon 5. É curioso
e interessante perceber referência de marketing, como o storytelling, a relação
com clientes-fãs e o marketing de conteúdo em uma banda pop. E o sucesso que o
Maroon 5 tem hoje, com certeza a coloca como um case de como aproveitar a internet
para desenvolver seu nome - ou sua marca -, e conceituar seu trabalho como um
dos mais próximos e fiéis ao seu público, enquanto estes, o mantem no topo. Uma
relação de satisfação recíproca, como toda a relação comercial deveria ser.
.
OBS: Quanto ao clipe de Sugar, é óbvio que a brincadeira sugerida pelo clipe, de entrar de surpresa em festas de casamento, não foi como vimos. Até pela quantidade de câmeras, posições e qualidade, com certeza ouve muita conversa com os donos da festa e, quem sabe, casamentos montados. Mas nada que tire a proposta do clipe, que cumpriu muito seu dever de encantar e viralizar.
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