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O storytelling do Maroon 5 é puro marketing! E isso é muito bom!




Se apostar o Maroon 5 não está nem no meu top 50 de melhores bandas. Mas não dá para negar o talento, a perspicácia e a atualidade dessa banda. Esta última qualidade, o que me levou ao texto abaixo. Poucas bandas pops usam tão bem o poder da internet quanto o Maroon 5.
                A tática da banda norte-americana é clara e corretíssima. Diferente de outros popstars atuais que usam os holofotes e polêmicas para fica em evidência, a banda vem trabalhando muito bem a criatividade e o poder de viralização da internet para decolar suas músicas.
                O seu último clip, da música “Sugar”, rendeu a banda mais 80 mil visualizações no site YouTube (até o momento) e o 8º lugar (até o momento) no ranking da Billboard . O Maroon 5 percebeu que uma ideia criativa vale muito mais que um clipe super produzido e coreografado. No clipe, a banda percorre durante um dia a cidade de Los Angeles em busca de casamentos. Ao encontrar, uma estrutura improvisada é formada e de surpresa, a banda faz um show exclusivo para os noivos cantando a música tema. As expressões dos noivos e convidados falam por si só.
                Muito bem dirigido e estruturado, o clipe é um pedido de compartilhamento explícito. Ciente de que para angariar fãs a banda precisa, além de talento, de conteúdo. Um storytelling muito bem projetado faz com que até mesmo aqueles que não conheciam a banda, descobrissem seu trabalho. E o Maroon 5 sabe muito bem disso.
                Antigos clipes produzidos já mexiam com a ideia de contar histórias. É o exemplo das músicas Payphone, This Love e as mais recentes Animals e Maps. Além disso, o Maroon 5 tem história em suas letras. Um dos primeiros discos da banda “Songs About Jane” foi somente de músicas escritas para a Jane do título, ex-namorada do vocalista Adam Levine. Suas letras sempre falam de ocasiões próximas de seus fãs que geram uma forte empatia e aproximam banda de fãs.
                Inclusive essa relação de banda e fãs teve destaque no clipe da música Daylight. Em outra ação que gerou enorme viralização na internet, a banda pediu aos fãs gravarem vídeos com depoimentos falando sobre coisas que amavam e odiavam. O resultado é incrível (link abaixo).
                É claro que não foi só por suas letras e clipes que a banda chegou onde está, mas com certeza esses pontos influenciaram e muito o sucesso do Maroon 5. É curioso e interessante perceber referência de marketing, como o storytelling, a relação com clientes-fãs e o marketing de conteúdo em uma banda pop. E o sucesso que o Maroon 5 tem hoje, com certeza a coloca como um case de como aproveitar a internet para desenvolver seu nome - ou sua marca -, e conceituar seu trabalho como um dos mais próximos e fiéis ao seu público, enquanto estes, o mantem no topo. Uma relação de satisfação recíproca, como toda a relação comercial deveria ser.


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OBS: Quanto ao clipe de Sugar, é óbvio que a brincadeira sugerida pelo clipe, de entrar de surpresa em festas de casamento, não foi como vimos. Até pela quantidade de câmeras, posições e qualidade, com certeza ouve muita conversa com os donos da festa e, quem sabe, casamentos montados. Mas nada que tire a proposta do clipe, que cumpriu muito seu dever de encantar e viralizar.

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