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Sobre marketing e como mudar o mundo!


Há algum tempo atrás escrevi sobre storytelling, a não mais nova maneira utilizada pelas empresas para se relacionar com seus clientes. Cada vez mais a ferramenta vem provando sua eficiência para engajar o público alvo e trazer simpatizantes a marca. Em um exemplo recente e que vem dando muito certo, o banco Itaú utiliza da expressão #issomudaomundo em uma gigantesca campanha institucional aonde prega ações que definitivamente podem mudar o mundo, como por exemplo, educação e sustentabilidade. O projeto que iniciou tímido, apenas para as redes sociais, alcançou a tv aberta e vem gerando várias ações destacáveis, como as bicicletas laranjas, disponibilizadas nas principais capitais do país.
                O projeto #issomudaomundo engloba todos os canais de comunicação possíveis, e principalmente, transforma uma ideia em atitudes, seja com seus funcionários, clientes e a sociedade em geral. Não encontrei números que provassem o sucesso da campanha, mas pequenos exemplos como o números de inscritos no YouTube (Itaú 20 mil, Bradesco 2 mil), e do Facebook (Itaú 6 milhões, Bradesco 4 milhões) provam que o banco está passos a frente dos concorrentes. Nenhuma outra instituição financeira que atua no Brasil ultrapassou a barreira do 1 milhão de seguidores.
                A grande jogada do Itaú pode ser analisada por dois pontos: primeiro, a instituição abraçou ideias reais e acreditou nelas. A questão aqui é fazer algo por meio da publicidade, crer naquela mensagem e investir nela. Foi o que o Itaú fez, por exemplo, na campanha “Leia para uma criança”, onde incentivou a doação de livros infantis. Bastava solicitar os livros pela internet ou pelas agências bancárias, que você receberia em casa! O segundo ponto é a trabalho de comunicação integrada realizado pela campanha. Toda a comunicação do banco falou a mesma linguagem, para isso foram elencados cinco pilares para serem trabalhados nas ações e peças publicitárias: Educação, Cultura, Bike e Esporte. Resultado? O público entendeu, curtiu e se viu engajado na ideia.
                Essa integração de todos os meios em uma única linguagem foi o maior acerto do Itaú. Com isso o banco assume uma atitude, um propósito. Coloca sua marca no mundo e a faz lutar por um ideal. A empresa assim, não está presente na sociedade em que vive apenas como prestadora de serviços, mas também como ativista, desempenhando seu papel social. Os que concordam com este ideal, vão seguir.
                O banco Bradesco vem seguindo teoria contrária, e talvez por isso, nenhuma de suas campanhas tenha impactado tanto quanto as do Itaú. Principalmente por não possuem uma linha de raciocínio coesa. Por exemplo, as duas últimas campanhas lançadas pela instituição foram “Agora é BRA” focada no esporte, e “Sua vida é prime", que incentiva o cliente a viver os bons momentos da vida enquanto o banco cuida da vida financeira. As duas peças cometem as mesmas falhas: não tem ligação entre si e nos fazem questionar se, necessariamente a empresa acredita na mensagem que está transmitindo, ou não passa de peça publicitária. Por exemplo, as peças voltadas aos esportes olímpicos. Os comerciais vieram com força total em 2012, durante as Olimpíadas de Londres e sumiram de vez após seu término.
                Em resumo, uma história, para ser bem contada, precisa ser verdadeira. O contador precisa acreditar no que diz e mostrar porque acredita. Além disso, precisa ser fortemente solidificada, ter um passado que faça jus a sua visão atual, ou mostrar com as ações do presente, qual é o seu propósito para o futuro.
                O mundo evoluiu e os consumidores também! Além de status, as marcas vendem agora princípios. Será cada vez mais difícil convencer consumidores a se engajarem a tal marca. Porém, não é impossível.  E mesmo instituições financeiras, que visam absolutamente o dinheiro, tem esse poder. Elas podem convencer mostrando sua tradição, profissionalismo, valores e visão de futuro, como pode convencer dizendo que possui as melhores taxas e que você só será feliz abrindo uma conta conosco. Vai de você acreditar na melhor história!

                Não sou cliente Itaú e confesso que a campanha não me motivou a trocar de banco. Porém, tenho certeza que no primeiro deslize ou insatisfação da instituição que estou agora, eles podem ser os primeiros a receber minha visita!








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