Pular para o conteúdo principal

Oscar 2012 - Resultados e comentários

Ao final, foram 18 acertos e seis erros! Tirando as categorias que não vi (curta de animação, curta metragem, documentário e curta documentário), acertei 17 de 20.
Essa ano meu site de palpites (betboo) não abriu apostas para o Oscar, então procurei alguns bolões pela internet e fiz as minhas. Por enquanto ganhei apenas um Vale Presente de R$ 50,00 e perdi de ganhar 360 euros no Bwin (foto) por ter perdido o Cartão de Crédito semana passada e ele ainda não ter chegado! Valeu Santander!

Pritscreen da possível vitória!



Mas vamos aos comentários:



FILME
VENCEU: O Artista
Minha aposta: O Artista
Merecido, para mim, não era o melhor entre os indicados, mas cumpriu todas as exigências de um filme de Oscar e não posso dizer que O Artista não seja um excelente filme. Nostalgia da primeira a última cena!

DIRETOR 
VENCEU: Michel Hazanavicius, por O Artista
Minha aposta: Michel Hazanavicius.
Merecido! Levou muito bem o filme. Preocupou-se em filmar com ângulos e planos característicos da década de 20 e deu espaço para Dujardin e Bejo brilharem durante todo o filme! 

ATOR 
VENCEU: Jean Dujardin, por O Artista
Minha aposta: Jean Dujardin.
Corpo e alma de O Artista. Impossível não vencer. Com um discurso entusiasmado enaltecendo seu país, a França, chegou a gritar trecho se algo em francês no palco. Quando ia encenar alguns passos de sua dança característica no filme, apagaram as luzes. Sacanagem! Destaque também para o Cachorrinho que eu não sei o nome, par de Dujardin no filme! Dupla fora de série!

ATRIZ
VENCEU: Meryl Streep
Minha aposta: Meryl Streep
A melhor premiação da noite! Não dava para entender como todos os sites de apostas indicavam vitória de Viola. Streep venceu por é inigualável e seu trabalho em A Dama de Ferro é fantástico. Terceiro Oscar da atriz em 17 indicações. Esperamos vê-la mais vezes subindo ao palco!

ATOR COADJUVANTE 
VENCEU: Christopher Plummer
Minha aposta: Christopher Plummer
Não vi o filme, nada a comentar

ATRIZ COADJUVANTE 
VENCEU: Octavia Spencer, de Histórias Cruzadas
Minha aposta: Octavia Spencer, de Histórias Cruzadas
Deu a lógica, mas não gostei da escolha. Poderia estar em melhores mãos junto a Bejo, McTeer ou Chastain.

ROTEIRO ORIGINAL 
VENCEU: Meia-noite em Paris
Minha aposta: Meia-Noite em Paris.
Roteiro ótimo de assistir, diálogos inspiradíssimos e remexendo a nostalgia que cada um de nós tem por viver em tempos que não são os nossos! Não poderia perder!

 ROTEIRO ADAPTADO 
VENCEU: Os descendentes
Minha aposta: Os Descendentes.
Outro prêmio chato, mas previsível! Os Descendentes é apenas um bom filme. Nada tão grandioso quanto “Tudo pelo Poder” e “O espião que sabia demais”, que infelizmente saíram do Oscar sem nada a receber!

FILME ESTRANGEIRO 
VENCEU: A Separação
Minha aposta: A Separação.
Assisti apenas esse, um ótimo filme que tem seus méritos!

ANIMAÇÃO 
VENCEU: Rango
Minha aposta: Rango.
Também o único que vi, e que ganhava dos demais concorrentes só no trailer!

FOTOGRAFIA 
VENCEU: A Invenção de Hugo Cabret
Minha aposta: A Árvore da Vida.
Aí temos a injustiça da noite! Não tanta, mas ainda assim, injustiça! A academia adorou Hugo e deu a ele todos os prêmios técnicos. Este é o único que discordo. Tanto A Arvore da Vida quanto Cavalo de Guerra apresentaram fotografias superiores, e, na minha opinião, mereciam a estatueta.

DIREÇÃO DE ARTE 
VENCEU: A Invenção de Hugo Cabret
Minha aposta: A Invenção de Hugo Cabret
Aí já não tem discussão. A Direção de Arte de Cabret é encantadora, assim como todo o filme. Todos os premiados abaixo concedidos a Hugo foram merecidos. E é até engraçado que um filme que usa de todos os efeitos técnicos e visuais para contar uma história pura e com sentimento saia vitorioso tecnicamente e esquecido nos quesitos “artísticos”! Hugo fez uma homenagem fabulosa a história do cinema. Pena o cinema não ter feito o mesmo a ele!

FIGURINO 
VENCEU: O Artista
Minha aposta: O Artista.
Década de 20 recriada com a máxima perfeição! Da pra dizer que aquele filme foi filmado a cores e em 2011?

MONTAGEM 
VENCEU: Millennium – Os homens que não amavam as mulheres
Minha aposta: O Artista.
Eis meu primeiro erro que gostei! Adorei Millennium ter sido reconhecido ao menos um uma estatueta. Um trabalho excelente de Fincher que não será esquecido tão cedo!

MAQUIAGEM 
VENCEU: A Dama de Ferro
Minha aposta: A Dama de Ferro.
Repito o que disse abaixo, demorei 10 minutos de projeção para ver que a Thatcher antiga era a Meryl Streep. Sem comparação

TRILHA SONORA 
VENCEU: O Artista
Minha aposta: O Artista.
A música de O Artista dá luz e brilho ao filme sem falar que é viciante!

CANÇÃO ORIGINAL 
VENCEU: Man or Muppet, de Os Muppets
Minha aposta: Man or Muppet, de Os Muppets.
Uma pena! Novamente o Brasil bate na trave no Oscar! Não foi dessa vez e nem teria como ser. Os Muppets são idolatrados nos EUAs e...convenhamos não da para imaginar todos aqueles engravatados de Hollywood ouvindo samba quando chegam em casa...! A indicação já foi de bom tamanho, mas reitero: Real in Rio é uma baita música e superior a Man or Muppets! 

SOM 
VENCEU: A Invenção de Hugo Cabret
Minha aposta: A Invenção de Hugo Cabret
Viva!

EDIÇÃO DE SOM 
VENCEU: A Invenção de Hugo Cabret
Minha aposta: A Invenção de Hugo Cabret
Viva!

EFEITOS VISUAIS 
VENCEU: A Invenção de Hugo Cabret
Minha aposta: Planeta dos Macacos: A Origem.
Viva! Aqui sim, fiquei muito feliz em Hugo ter vencido! Único e justamente pelo belíssimo 3D. Scorsese dando aula novamente

DOCUMENTÁRIO 
VENCEU: UNDEFEATED
Minha aposta: Paradise Lost 3.
Foi chute! Não vi nenhum dos indicados!

CURTA DOCUMENTÁRIO 
VENCEU: SAVING FACE
Minha aposta: Saving Face
Foi chute! Não vi nenhum dos indicados!

CURTA LIVE ACTION 
VENCEU: THE SHORE
Minha aposta: Raju
Foi chute! Não vi nenhum dos indicados!

CURTA ANIMAÇÃO
VENCEU: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
Minha aposta: La Luna
Foi chute! Não vi nenhum dos indicados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O amor é a flor da pele e eterno!

“Antigamente, se alguém tivesse um segredo que não quisesse partilhar, subiam uma montanha, procuravam uma árvore, abriam um buraco nela e sussurravam o segredo para dentro do buraco. Por fim, cobriam-o de lama e lá deixavam o segredo para sempre” A frase acima é dita por Chow Mo-Wang a seu amigo Ping, no filme Amor à Flor da Pele (2000), do diretor chinês Wong Kar-Wai, em uma das histórias de amor mais bem contadas do cinema, segundo muitos críticos. Kar-Wai consegue em seu filme dedicar ao amor a tradução que talvez mais o represente: a eternidade, ou o popularmente, até que a morte nos separe. Na história, conhecemos sr. Chow e a srta. Li-zhen Chan, os dois se mudam para Hong Kong da década de 60 com seus respectivos cônjuges no mesmo dia, onde ocupam quartos vizinhos de um mesmo edifício. Em comum, além do lugar onde vivem, os dois tem a ausência total dos parceiros, e posteriormente uma descoberta: seus cônjuges estão tendo um caso entre si. A descoberta aproxi

Volver

Falar de Almodóvar nunca é fácil. Uma das características do cineasta espanhol é seu atrevimento e coragem em propor nas telas seus conceitos e ideias. E é de atrevimento e coragem que se faz esse texto, ao tentar transpor em palavras um pouco de um dos filmes que mais aprecio em sua filmografia: Volver. Volver conta a história de Raimunda (Penélope Cruz), mulher casada e com uma filha de 14 anos, que ainda tenta superar a morte de sua mãe, enquanto cuida da tia. A personagem de Cruz, inclusive, é quem carrega o filme por completo e dá alma à trama. Cada cena da atriz renova o filme, que composto por um excelente roteiro, nunca deixa a história se esvair ou perder força. Não à toa, em muitas vezes vemos Penélope enquadrada ao centro da tela, tomando para si toda a sustentação do longa. Traduzindo essa percepção para a personagem Raimunda, é assim que ela também encara a sua vida. Uma vez que, mesmo com um casamento complicado, dificuldades financeiras crescentes e um passado

Sobre jornalismo, marketing e uma das maiores tragédias do país

Eu não entendo de prevenção de desastres, gestão de crises e ações do governo, mas entendo de jornalismo e marketing. E sobre esses dois pontos, a história tende a julgar o que aconteceu esta semana no país.  Jornalismo: Não é a maior tragédia do estado, é uma das maiores tragédias do país, e as demais regiões do Brasil demoraram ou ainda não estão entendendo o tamanho dessa escala. E parte dessa culpa recai sobre a mídia. A nível nacional não houve plantão, a programação seguiu sua transmissão normal e pouca, muito pouca prestação de serviços. O fato foi comunicado apenas de maneira jornalística. Em tragédias, o jornalismo deixa de ser veículo de comunicação e passa a ser serviço público. Para não ficarmos apenas pensando em TV e rádio: eu assino uma newsletter diária de notícias que chega para milhões de pessoas em todo o país. No dia 2 de maio, a newsletter utilizou três linhas para comunicar sobre o Rio Grande do Sul. Três linhas. O jornalismo não é mais mecânico, e os termos, as